Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Campanha IQ contra a Dengue

 

Dengue2

 

A dengue é uma doença febril causada por vírus e transmitida pela picada da fêmea domosquito Aedes Aegypti. Existem quatro tipos de Dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Todos quatro tipos circulam em Goiânia, apresentam os mesmos sintomas e podem ser diagnosticadas e tratadas nas Unidades de Saúde do município.

A população além de denunciar locais de risco e solicitar visitas de agentes a população pode auxiliar na eliminação dos criadouros, ao verificar se em sua residência e local de trabalho existem locais com água parada. É importante ressaltar que 60% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro dos domicílios.

Os sintomas da dengue são febre (38º a 40º C), dor de cabeça, dor nos olhos, dor muscular, prostração, dor nas juntas, fraqueza, falta de apetite, náuseas, vômitos, manchas avermelhadas e coceira.

Se a pessoa apresentar, além dos sintomas acima, dor intensa no abdômen, tonturas, vômitos intensos e sangramentos no nariz e nas gengivas, o caso pode estar evoluindo para a dengue grave.

Toda pessoa que apresentar febre e outros dois sintomas de dengue deve se hidratar e procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Assim o usuário terá acesso ao diagnóstico e tratamento da doença. Não se automedique.

 INFORMES da Secretaria Municipal de Saúde 

A prevenção é a única arma contra a doença.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

combate

Listar Todas Voltar